Consulte a nossa lista de sócios e junte o seu nome a esta família.
QUEREMOS QUE SE MANTENHA POR PERTO.
Traga um amigo!

terça-feira, 15 de março de 2011

Histórias de um passado em Moçambique - Um burro chamado "Amaral"

Era uma vez um burro, cinzento-escuro, luzidio, bem anafado, que pertencendo à Sociedade Agrícola do Chuabo Dembe, nos arredores de Quelimane, dava pelo nome de “Amaral”. O asinino, de fino porte e bem representativo da espécie, gozava do privilégio de ser por todos acarinhado e de dispor de uma certa liberdade de pastorícia que nem todo o irracional desfruta!

Cedo se ausentava do Chuabo Dembe para deambular por todo o sítio onde o verde fosse mais tenro e a sombra mais apetecível à ruminação. Se o chamassem…vinha à mão, se o acariciassem…agradecia com as orelhas.

Um dia, pelo palmar da dita Sociedade Agrícola, e já nas redondezas da área da antiga F.A.E., avistei o “Amaral”. Aproximei-me dele, afaguei-o e ficámos juntos por uns minutos naquela troca cordial de mimos a que ele já se habituara. Quando me dispus a deixá-lo o animal seguia-me, obviamente. A minha retirada não estava fácil! E como não era possível deixar que a perseguição se mantivesse, por muito grande que fosse a teimosia dele, procurei alguém que por ali andasse por perto e fosse capaz de o “distrair” para que me sentisse liberto da sua simpática companhia. Eu tinha os meus afazeres e não me podia demorar mais tempo por ali.

Avistei na estrada que dava acesso ao aeroporto um trabalhador que se dirigia para os lados do Chuabo Dembe e chamei-o:

-“Hei! Você vai no Chuabo Dembe?” – perguntei

-“Vai, sim senhóra, patarão!” foi a resposta imediata

Seguiu-se o meu pedido:

-“Então você não importa de chóvar o Amaral para lá, mane, mane?”

-“Não senhóra…não pode mesmo!” – foi a lacónica resposta que ouvi.

Insisti mais uma vez no favor, convicto da sua prestimosa aceitação:

-“Vá lá…leva lá o Amaral que ele é amigo de você!”

-“Não pode, senhóra!...não aguenta!!” – novamente a mesma resposta que tinha dado, desta vez com um sorriso de comprometimento.

-“Mas não pode, porquê?” – insisti.

-“Porque…Amarrale… é eu!!!”

 
Autor: José Joaquim Caldas Duque

Sem comentários: