Consulte a nossa lista de sócios e junte o seu nome a esta família.
QUEREMOS QUE SE MANTENHA POR PERTO.
Traga um amigo!

Diversos

Azura? Benguerra? Marlin? Alguém conhece???


Que os aficionados das Maldivas, Mauricias, Bali , etc , desculpem-nos, mas existe isso tudo e se calhar melhor num país chamado:
MOÇAMBIQUE


http://www.mozambiquetours.co.za/destinations/azura/azura_pics.php

http://www.mozambiquetours.co.za/destinations/benguerra/benguerra_pics.php

http://www.mozambiquetours.co.za/destinations/marlin/marlin_pics.php

http://www.mozambiquetours.co.za/destinations/linene/linene_pics.php

http://www.mozambiquetours.co.za/destinations/matemo/matemo_pics.php

http://www.mozambiquetours.co.za/destinations/medjumbe/medjumbe_pics.php

http://www.mozambiquetours.co.za/destinations/ibo/ibo_pics.php


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


MACHIMBOMBO


Machimbombo é uma palavra bem portuguesa que significa elevador mecânico, mas que caiu totalmente em desuso.




Machimbombo da Bica, Machimbombo do Lavra... ficava realmente muito feio.

O que aqui está em baixo é o antecessor do eléctrico 28, sempre cheio de turistas e ladrões e que muitos de nós utilizamos e eventualmente ainda o fazemos esporadicamente.

Além das fotografias e do texto serem muito curiosos, fique-se então a saber que machimbombo não é uma palavra com origem em África, mas que já se usava em Portugal no início do século XX (anglicismo: Machine pump).





Machimbombo da Estrela

...outros tempos!


Ilustração Portuguesa n.º 386, 17.07.1913
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FOTOS LINDISSIMAS A PRETO E BRANCO .Cheira a Terra!Miette


Clicar

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotos para matar saudades:

Maputo:


Ex-Lourenço Marques - a capital


Marracuene-Macaneta:


A 20 km de Lourenço Marques por estrada alcatroada (entretanto o alcatrão derreteu), depois atravessava-se por ferry, estilo Tróia, mas só 4 carros de cada vez. Praia com boas ondas, perigosa na vazante por causa das correntes, pois ficava na foz do rio Incomati. Foi em Marracuene que Mouzinho de Albuquerque, dominou finalmente o régulo (Rei) Gongunhana..


Namaacha:


A 90 km de L M era como Sintra (pelo clima), fazia fronteira com a Swazilandia. Íamos lá à noite de fim-de-semana tomar café. Como havia pouco movimento era meia hora de carro por estrada alcatroada que ainda está em bom estado. Tem umas pequenas cascatas muito giras que estão com falta de água.


Inhaca:


Ilha à frente de L M, com um motel onde passei boas férias. A piscina do motel (vê-se nas fotos), era de água salgada directa do mar. A discoteca (antes boite) era de arrasar. Do outro lado da ilha (só se vê a frente) era de corais e podíamos nadar entre os peixes.


Ponta do Ouro:


Praia selvagem, boa para naturismo. Ondas grandes mas não perigosas. Muito peixe para pescar desde a praia junto às rochas. Ás vezes, viam-se tubarões. Para sul, estrada de areia, 100 km a papar pieira estilo Dakar (podias ir a prego a fundo pois era larga e com movimento num só sentido. Íamos todos sexta-feira. Vínhamos todos Domingo.


Costa do Sol:


Praia dentro da cidade de L M. Tinha restaurante de um grego. Especialidade: mariscos. Dançava-se no salão de jantar ao som de conjunto.


Bilene:


A 180 km de L M para norte, duas horas de carro, porque a ligação para lá (40km) era de alcatrão, mas estrada estreita. Refúgio de fim de semana. Lagoa de água muito límpida. Na maré cheia (marés vivas) entrava água do mar. Do lado do mar praia com rochas.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Carlos Pinto Coelho agraciado pelo governo francês

Na sexta-feira, 19 de Março às 18h30, durante uma recepção no Palácio de Santos (Rua de Santos-o-Velho, n° 5 em Lisboa) o Embaixador de França em Portugal Denis Delbourg entregará as insígnias de Oficial da Ordem das Artes e das Letras ao jornalista Carlos Pinto Coelho.

O Ordem das Artes e das Letras existe desde 1957 e é uma condecoração atribuída pelo Ministério francês da Cultura. Tem três graus : Cavaleiro, Oficial e Comendador.

Em Portugal, várias personalidades da cultura já receberam esta distinção como Amália Rodrigues, Manoel de Oliveira, Agustina Bessa Luís, João Bénard da Costa, Júlio Pomar , António Lobo Antunes ...

Oficiais : Lídia Jorge, Luís Miguel Cintra, Eduardo Lourenço ...

Cavaleiros : Mísia, José Saramago, José Manuel Castello Lopes, Maria de Medeiros...

Ao entregar esta prestigiada comenda a Carlos Pinto Coelho o governo francês pretende homenagear a carreira do repórter que entrevistou e divulgou importantes nomes das letras francesas em Portugal e que, ao longo dos tempos, tem dado um importante contributo para o reforço dos laços culturais e de amizade entre Portugal e França. O Senhor Carlos Pinto Coelho moderou há dois anos os Estados Gerais do Multilinguismo na Universidade da Sorbonne, em Paris, que juntou os 27 ministros da Cultura da Europa.

A imprensa está cordialmente convidada a assistir a esta cerimónia que reunirá importantes personalidades dos sectores político, cultural e universitário.

Para mais informações contactar o Serviço de Imprensa da Embaixada de França :

Teresa Dinis
Serviço de Imprensa
Telefone : 21 393 91 28


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



O Epreendedorismo em Moçambique já está a dar resultados.

Em Inhambane foi desenvolvido um SUZUKI...
 
 

ESPECTÁCULO !!!
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A futura Cidadela da Matola - Moçambique

Cidadela da Matola nasce com investimento de 200 milhões de USD

Foi esta sexta-feira apresentado um novo projecto imobiliário que vai nascer no Município da Matola. Trata-se da Cidadela da Matola um empreendimento que estará localizado no terreno das antigas instalações do Centro Emissor da Rádio Moçambique, precisamente no cruzamento das estradas que ligam Maputo à África do Sul e Suazilândia.

Segundo Lúcio Sumbana, um dos gestores da iniciativa, serão investidos cerca de 200 milhões de dólares neste projecto imobiliário que vai permitir que a cidade da Matola passe a contar com um centro comercial numa superfície de 46 mil metros quadrados, com lojas, restaurantes, cabeleireiros e outros serviços, centro de Saúde e Spa, hotel e centro de conferências, escritórios, lojas especializadas para a venda de automóveis e serviços relacionados, restaurantes autónomos, edifícios do Governo provincial e municipal, centro cultural, museu e praça que levará o nome de Samora Machel.

Este projecto vai contar com investimento a ser efectuado pela Public Investment Corporation que é um fundo de investimento da África do Sul especializado exclusivamente no sector público, que conta como clientes o maior fundo de pensões da terra do Rand, nomeadamente o Fundo de Pensões do Governo (GEPF), bem como o Fundo de Seguro e Desemprego (UIF) e o Fundo de Compensações, do mesmo país.

O empreendimento contará ainda com a participação da empresa sul-africana McCormick Property Development, uma organização que pretende ser líder de desenvolvimento imobiliário em África. A contraparte moçambicana é liderada pela SIF, um consórcio constituído por empresas de investimento nas áreas de desenvolvimento imobiliário e de infra-estruturas.

O acto de lançamento da Cidadela da Matola contou com a presença da Governadora de Maputo, do Presidente do Município local, Arão Nhancale, bem como do representante dos investidores sul-africanos que consideram este investimento como sendo um tributo ao povo matolense que durante o regime do Apartheid acolheu cidadãos sul-africanos que fugiam da segregação racial no seu país.
  -----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Moçambique - Maputo Business Towers

O FUTURO EDIFÍCIO MAIS ALTO DO PAÍS

Eis o futuro edifício mais alto de Moçambique ultrapassando o famoso 33 andares! Este terá 41 e estará situado na baixa da cidade ao lado lado da Impressa Nacional (em frente ao Hotel Tivoli) na Av. 25 de Setembro.
Maputo Business Tower - É um investimento Americano em parceria com alguns financiadores como é o caso do Brasil.
De referir que serão concessionados escritórios, alojamentos, restaurantes, ginásios entre outros.
O metro quadrado será cobrado no valor de 2,500 USD.

Maputo Business Towers
41 andares
Name: Maputo Business Towers
Use: Commercial Offices
Floors: 41
Height: 145.2 metres
Status: Approved
Location: Avenida 25 de Setembro, Baixa, Maputo