Consulte a nossa lista de sócios e junte o seu nome a esta família.
QUEREMOS QUE SE MANTENHA POR PERTO.
Traga um amigo!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Exposição sobre Romão Félix na Acrenarmo - Vida e Obra


Quem nunca ouviu falar de Romão Félix? A maior parte das pessoas conhece-o por "Parafuso". Personagem que marcou várias gerações que de algum modo viveram em Moçambique com a sua boa disposição, sempre com um sorriso no rosto e encantando todos os que o rodeiam.


Mas a história de Romão Félix não foi só o "Parafuso", foi... menino, estudante, homem da rádio, e muito mais....

A Acrenarmo irá realizar a 1ª exposição homenageando este homem que para alguns é um símbolo da sua passagem por Moçambique, para outros será sempre o "PARAFUSO", para nós, é um grande HOMEM!

Ele irá estar presente no dia 13 e 14 de Março para a abertura da exposição que se irá alongar até 21 do mesmo mês.

Vem prestar a tua homenagem ao Romão Félix. Ele merece!

Entrevista de José La Féria (Rádio Sim) a Romão Félix em 02/03/2010

5 comentários:

Celestino Gonçalves disse...

Parabéns à direcção da ACRENARMO pela feliz iniciativa de homenagear o popular "Parafuso", o artista Romão Félix que encantou gerações do meu tempo em Moçambique e continuou aqui em Portugal a proporcionar momentos de grande exaltação aos naturais e ex-residentes (e não só) desta nossa antiga colónia, contribuindo com a sua incomparável arte para manter viva a chama da saudade que naturalmente grassa nos corações de todos aqueles que nunca mais puderam voltar!
Lá estarei com todo o prazer para dar um abraço ao velho amigo Romão Félix, apreciar a exposição em sua honra e viver os momentos agradáveis que ele sempre nos proporciona!
Saudações amigas a todos os consócios e amigos da ACRENARMO!
Celestino Gonçalves

COMENTÁRIO DE ROMÃO FÉLIX:

AMIGO CELESTINO GONÇALVES MUITO OBRIGADO PALAS TUAS PALAVRAS,UM ABRAÇÃO FORTE E ATÉ BREVE EM LEIRIA

MINHA RESPOSTA:

Meu Caro Amigo Romão Félix!
Não tens nada que agradecer pois é da mais elementar justiça que se enalteça o Homem e o Artista como tu és.
E agora, pelo avançar da idade e o desaparecimento de uma grande parte dos "rapazes" do nosso tempo, a juventude actual precisa de conhecer quem muito fez e faz por manter viva a memória daquela terra querida, que deve ser eternizada através das gerações que nos sucederem.
A tua obra, pertence à história cultural dos nossos tempos, tão rica que foi e cujos intérpretes ainda não tiveram em Portugal, a meu ver, a merecida justiça por parte dos responsáveis governamentais! Mas isto é outra história que ainda quero desenvolver se o tempo e a saúde não me faltarem!
Já mobilizei o amigo Rogério para estar presente em Leiria para também ele promover a divulgação da homenagem que a ACRENARMO muito justamente te vai fazer. E se houver oportunidade, juntos havemos de tomar um copo na minha casa, bem perto da cidade.
Grande abraço e até breve!
Celestino

Celestino Gonçalves disse...

"Reforçando o comunicado da ACRENARMO anunciando a homenagem a ROMÃO FÉLIX e solicitando a presença de associados e amigos na sua sede na exposição que será inaugurada pelo próprio RF no dia 13 de Março próximo e decorrerá até 21 do mesmo mês, e porque se aproxima a data em que tal homenagem vai ter lugar, venho reeiterar o apoio que desde o início anunciei à louvável iniciativa da direcção da ACRENARMO. A partir de hoje passei a divulgar aos mais diversos níveis a seguinte mensagem:

"Nunca será de mais recordar factos que de uma forma geral dizem respeito aos naturais e ex-residentes de Moçambique ou que são do seu agrado.
Julgamos que a Homenagem ao artista ROMÃO FÉLIX é um acontecimento que não passa despercebido da maioria daqueles que viveram a época de ouro de Moçambique e que deste personagem se recordam com saudade!
Ele aí está, na Homenagem que a ACRENARMO em boa hora lhe quis tributar segundo o programa que está divulgado no seu site:

http://www.acrenarmo.blogspot.com/


e alguns de nós temos colaborado na sua propagação.

O inconfundível ROMÃO FÉLIX estará presente nos dias 13 e 14 do próximo mês de Março na abertura da exposição em sua honra, na sede da ACRENARMO, em Leiria.

A nossa presença será o tributo que este HOMEM bem merece e um incentivo para que continue a deliciar-nos com as suas preciosas imitações e canções evocativas dos lugares mais belos que conhecemos e apenas conservamos na memória!

É muito fácil chegar à sede da ACRENARMO pois fica num local nobre e histórico da cidade de Leiria - no Largo de S. Pedro (único acesso ao Castelo de Leiria e a cem metros da sua entrada), junto do Governo Civil e do Comando da PSP.

Saudações amigas!
Celestino"

Anónimo disse...

Depois de ter crescido a ouvir os discos do "Parafuso" e a ouvir histórias sobre este homem e sobre Moçambique, não podia deixar de prestar homenagem a este senhor nem deixar de visitar a exposição sobre a sua vida.
Parabéns à Acrenarmo pela sua iniciativa e muito obrigada a Romão Félix pela sua presença sempre simpática e bem disposta.
Bem haja!
Ana

bissaide disse...

Parabéns por esta iniciativa, que não pude ver mas que espero que tenha sido coroada de êxito. Será que me sabem indicar a data de nascimento de Romão Félix? E, já agora, de que ano será um dos primeiros discos de Parafuso, o EP Bayly 7 B 002 com "Parafuso Relator Desportivo / Kwela de Lisboa / Twist da Josefina"? Obrigado desde já.

Silvino Potencio disse...

De: Silvino Potencio (Emigrante Transmontano em Natal/Brasil)

Antes de tudo os meus cumprimentos a todos os Irmãos Retornados de Moçambique, deste Emigrante que já foi Retornado de Angola.
Fazemos parte de Grupos Virtuais, e... através deles recebemos regularmente noticias que nos tocam a Alma cheia de saudades dos tempos que já lá vão.
Em resumo deste comentário; alguém tem noticias do Querido Amigo Parafuso (Romão Félix)?...
Deixo os meus endereços para contato:
Silvino Potêncio
www.silvinopotencio.net
www.potencio.multiply.com
http://zebico.blog.com
Email: sspotencio@yahoo.com.br
MSN : ss_potencio@hotmail.com