Consulte a nossa lista de sócios e junte o seu nome a esta família.
QUEREMOS QUE SE MANTENHA POR PERTO.
Traga um amigo!

domingo, 3 de outubro de 2010

Histórias de um passado em Moçambique - "Aventura"

AMIGOS :


São tantas as lembranças...diria... as saudades, que relatá-las é sempre uma satisfação. Aqui vai uma.

Pelos recuados anos de1965, uma jovem mamã saia de INAMINGA para levar a sua filhota, cheringoma de poucos dias, ao pediatra. Aventura! Os comboios eram pouco frequentes e nem sempre conciliaveis com as datas das consultas e a actividade profissional da jovem mamã .



Então jogavamos o jogo, aceite por todos nesses tempos-SOLIDARIEDADE.

Os chefes de estação preparavam com a jovem mamã a tal (Aventura)- propunham : -vai mum ( mercadorias) pedimos para Sena que metam na composição um vagão com cabine de condutor...mas não leva iuz ...leva um toch...e cobre bem a alcofa de bébé com o mosquiteiro !DESAFIO ACEITE.

Na hora marcada lá estavam as aventureiras -a jovem professora e a sua filhota preparadas para viajar, num enorme comboio, carregado de madeira, para 6 horas de viagem.A bébé mamou e dormiu como um anjo e a mamã estremeceu a cada ...liga e desliga vagão, nas poucas e demoradas paragens.Pela madrugada chegamos ao Dondo TZR....e agora..., com a gentil ajuda de um carregador, cada um pegando uma argola da alcofa seguimos usando as travessas de madeira da via ferrea, até à verdadeira estação de passageiros. Fim da AVENTURA-----DONDO-BEIRA.-----Que saudades!... Alguem conhece estes locais ?.......Gostaria muito de saber.

Esmeralda Galvão

1 comentário:

Luis Canario disse...

Candidato-me a ser Delegado da ACRENARMO em Liboa.