Consulte a nossa lista de sócios e junte o seu nome a esta família.
QUEREMOS QUE SE MANTENHA POR PERTO.
Traga um amigo!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Natal 2009


NATAL EM MOÇAMBIQUE



Branco e alto sou “Patrrão”

Pr’ós miúdos “Maningue Big”

Por vezes Bóer...Africânder

“Mais Velho: afenal és Português...!?”

Para as pitas já sou madala...(?)

Pr’ós colonos Vasco Da Gama...

Para os amigos sou poeta, um sonhador...

Cá p’ra mim, não sou ninguém!

Até "desconsegui" ser Pai Natal...

Faltam-me os Meninos Jesus

Tenho comigo o Espírito

Da minha Nossa Senhora

Que tudo,

Até a vida,

Me deu...



Em sorrisos vejo abraços

de quem não ousa tocar-me.

Então sou eu quem aperto

mão a mão

com coração.



E neste lado da Terra respiro paz e espaço,

Vendo o Natal assim:

No Presépio de capim, Menino e Família são Negros,

Missa do Galo é batuque

na praia se faz a fogueira;

não há sapato, há pègada e

as prendas são corais,

consoada é peixe pedra,

a batata é mandioca,

grêlos são a “matapa”

bebida é “Ntontonto” ou Sura, e

resiste o garrafão...

Corpo e espírito num só

Pouca riqueza, talvez!!!

Mas tanta, tanta ternura no gesto

Que Natal é:

“ Era uma vez...

-Autor desconhecido-
Moçambique
Natal 2009

Sem comentários: